Centro Cultural Veras
- Agosto de 2023 – Abril de 2025
- Centro Cultural Veras – Florianópolis
- Função: Coordenador de Produção
Minha história com o Centro Cultural Veras começou de forma especial, no ano de 2023, em um momento de transição na minha vida profissional. Eu havia deixado uma agência onde estava iniciando minha carreira para mergulhar em uma nova jornada no curso de Produção Cultural oferecido pelo Instituto Teatral Brasileiro (ITB). Um dos requisitos do curso era a realização de horas de estágio em alguma iniciativa ligada à área cultural.
O Veras fica localizado no bairro onde moro desde que cheguei a Florianópolis, e essa proximidade foi meu primeiro ponto de conexão com o espaço. Em um dia comum, bati literalmente à porta do centro cultural, me oferecendo para colaborar. Foi assim, de forma espontânea, que iniciou um relacionamento intenso e transformador, que durou dois anos.
Comecei como estagiário voluntário e, ao longo do tempo, fui me desenvolvendo e assumindo novas responsabilidades: me tornei assistente de produção, depois produtor e, por fim, coordenador de produção. Foi ao lado de Josué Mattos (Gaura Chandra) e Ananda, que conduzem o espaço, que cresci pessoal e profissionalmente.
O Veras é muito mais do que um centro cultural: é um organismo vivo que promove arte, yoga, educação e sustentabilidade, conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nesse ambiente plural e inspirador, tive a oportunidade de participar de diversas frentes. Produzi exposições, realizei mediações culturais, coordenei o desenvolvimento das mídias sociais, ofereci suporte ao time financeiro e contribuí para a criação de processos e fluxos organizacionais que seguem sendo utilizados até hoje.
Desenvolvi a programação de ateliês, cursos livres e atividades como aulas de yoga recorrentes, oficinas de coral e encontros culturais. Colaborei com a logística do espaço, cuidando desde a organização física para eventos até a disposição das cadeiras coloridas que fazem parte da identidade visual do local, uma imagem que simboliza minha passagem por ali.
Meu vínculo com o Veras permanece vivo. Sigo acompanhando e admirando esse espaço tão importante para a cena cultural de Florianópolis, que pulsa diversidade, saberes e encontros transformadores. O que começou como um estágio virou uma profunda experiência de aprendizado, afeto e colaboração.