Escalada Urbana: Desafio UNISUL - 2ª edição
- Março de 2025
- Natural Extremo x Maratona Cultural x UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
- Função: Produtor
Em março de 2025, atuei como produtor no Desafio UniSul de Escalada Urbana, realizado pela Natural Extremo em parceria com a Maratona Cultural de Florianópolis e a UNISUL. Esta segunda edição do projeto aconteceu no edifício da universidade, projetado por Moysés Liz, um dos principais nomes da arquitetura catarinense e reuniu atletas, público e entusiastas ao redor de uma experiência que uniu esporte, cultura e cidade.
Tive a honra de compartilhar a produção do projeto por meio da Natural Extremo, contando com a colaboração de figuras fundamentais como Bruno Tristão, Rafael Bridi, Pedro Freiberger e Lara Lodi. Estive envolvido em todas as etapas: da pré-produção e elaboração de orçamentos à gestão de equipes, contato com parceiros, produção de conteúdo e comunicação nas redes sociais do evento, que se renovam a cada edição, como no perfil @escaladaurbana2025.
Durante o evento, realizado em março de 2025, o edifício da UniSul, com seus 38 metros de altura, serviu como cenário para as provas das categorias Juvenil e Pro, além de receber o público em uma sessão aberta de escalada e uma inédita travessia de highline, que durou quase o dia todo e mobilizou atletas de renome nacional.
Produzir este projeto foi, para mim, mais do que um desafio logístico, foi um exercício de conexão entre diferentes dimensões da vida urbana, conectando esporte, cultura, arquitetura e ocupação do espaço público. Integrar essa iniciativa à 11ª edição da Maratona Cultural representou não apenas visibilidade, como também o fortalecimento de uma proposta que aposta em novas formas de interação com a cidade. A repercussão nacional do evento, inclusive com uma reportagem no Jornal Nacional, reafirma sua potência transformadora, para visualizar acesso o link – (clique aqui).
Tenho profundo carinho por esse projeto, pois ele sintetiza aquilo que mais acredito: a capacidade de produzir algo que dialogue com o esporte, arte e com o cotidiano urbano, despertando pertencimento, coletividade e novas possibilidades de vivência na paisagem da cidade.